quinta-feira, 13 de março de 2014

Projeto BIBLIOTECA TODO DIA - Ler é Preciso

“PROJETO PEDAGÓGICO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR”

TEMA: BIBLIOTECA TODOS OS DIAS: LER É PRECISO.







A leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, “que lê”, tem a oportunidade de transcender!
Simone Helen Drumond







INDIARA – GOIÁS
FEVEREIRO/2014
JUSTIFICATIVA

            Hoje, internet, televisão e videogames competem com os livros. Diante desse desafio, entendemos que a biblioteca escolar, precisa oferecer algo além dos livros nas estantes. Seções de leitura e de cinema, contação de histórias para crianças, teatro, oficinas, entre outros, são algumas das opções para tornar a biblioteca escolar um ambiente mais atrativo para os jovens leitores.
É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências de fruição, para que descubram os encantos da literatura como uma forma de arte que possibilita conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.

OBJETIVOS
Os objetivos deste projeto pretendem atingir os diferentes níveis de leitores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

ESPERA-SE:
·         Desenvolver o pensamento letrado dos alunos, no sentido da apropriação cada vez maior e mais abrangente da linguagem oral e escrita;
·         Aperfeiçoar a compreensão leitora e as possibilidades de estabelecimento de relações e construção de sentidos, bem como a fluência e a expressividade na leitura pelos alunos;
·         Utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, construindo uma história de leitor.

DURAÇÃO
Março a Dezembro de 2014.

ESTRATÉGIAS:
·         Articulação de projeto de incentivo a leitura na escola;
·         Organização da biblioteca para atividades que serão desenvolvidas;
·         Leitura de gêneros como: contos, causos, poemas, poesias, crônicas e outros;
·         Roda de leitura;
·         Exibição de filmes;
·         Hora do conto;
·         Empréstimo de livros;
·         Realização de soletrando;
·         Levar a biblioteca até a sala de aula e ao LIE;
·         Apresentação de peças teatrais ou encenação;
·         Trabalhos com músicas;
·         Jogos de leitura;
·         Biografias;
·         Dia D da leitura (incentivo a produções escritas com posterior exposição e leitura das mesmas em ocasião a programar);
·         Ações educativas que despertem a criatividade dos alunos visando atividades com datas comemorativas;
·         Baú da leitura (Momento lúdico, onde o aluno é  instigado a contar uma história com base em objetos diversificados contidos no baú que são tirados de forma aleatória, trabalhando tanto a sua imaginação como o ato de encadear ideias, esse momento tanto pode ser individual como feito de forma coletiva, onde cada aluno complementa a mesma história);

AVALIAÇÃO
Será contínua, realizada através do monitoramento dos professores que estabelecerão critérios que definirão os avanços e os resultados do projeto, os quais deverão ser divulgados aos alunos.


A Biblioteca só existe de fato, não em espaço estático, mas em movimento dinâmico se for uma parceira da escola a qual faz parte, envolvida e presente em suas atividades. Ela é uma extensão da sala de aula e deve ser um canal de fomentação da leitura trazendo resultados positivos e reais retornados para dentro da sala de aula bem como para a vida do aluno.



PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Vídeo utilizado durante o projeto:

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS





































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário