“PROJETO PEDAGÓGICO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR”
TEMA: BIBLIOTECA TODOS OS DIAS: LER É PRECISO.
A
leitura é uma viagem fantástica ao mundo do conhecimento, onde só você, “que
lê”, tem a oportunidade de transcender!
Simone
Helen Drumond
INDIARA – GOIÁS
FEVEREIRO/2014
JUSTIFICATIVA
Hoje,
internet, televisão e videogames competem com os livros. Diante desse desafio,
entendemos que a biblioteca escolar, precisa oferecer algo além dos livros nas
estantes. Seções de leitura e de cinema, contação de histórias para crianças,
teatro, oficinas, entre outros, são algumas das opções para tornar a biblioteca
escolar um ambiente mais atrativo para os jovens leitores.
É preciso alimentar a imaginação de
nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências de
fruição, para que descubram os encantos da literatura como uma forma de arte
que possibilita conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que
se tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.
OBJETIVOS
Os objetivos deste projeto pretendem
atingir os diferentes níveis de leitores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
ESPERA-SE:
· Desenvolver
o pensamento letrado dos alunos, no sentido da apropriação cada vez maior e
mais abrangente da linguagem oral e escrita;
· Aperfeiçoar
a compreensão leitora e as possibilidades de estabelecimento de relações e construção
de sentidos, bem como a fluência e a expressividade na leitura pelos alunos;
· Utilizar a
leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos
com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem
escrita, construindo uma história de leitor.
DURAÇÃO
Março a
Dezembro de 2014.
ESTRATÉGIAS:
· Articulação
de projeto de incentivo a leitura na escola;
· Organização
da biblioteca para atividades que serão desenvolvidas;
· Leitura de
gêneros como: contos, causos, poemas, poesias, crônicas e outros;
· Roda de
leitura;
· Exibição
de filmes;
· Hora do
conto;
· Empréstimo
de livros;
· Realização
de soletrando;
· Levar a biblioteca
até a sala de aula e ao LIE;
· Apresentação
de peças teatrais ou encenação;
· Trabalhos
com músicas;
· Jogos de
leitura;
· Biografias;
· Dia D da
leitura (incentivo a produções escritas com posterior exposição e leitura das
mesmas em ocasião a programar);
· Ações
educativas que despertem a criatividade dos alunos visando atividades com datas
comemorativas;
· Baú da
leitura (Momento lúdico, onde o aluno é instigado a contar uma
história com base em objetos diversificados contidos no baú que são tirados de
forma aleatória, trabalhando tanto a sua imaginação como o ato de encadear
ideias, esse momento tanto pode ser individual como feito de forma coletiva,
onde cada aluno complementa a mesma história);
AVALIAÇÃO
Será contínua, realizada através do
monitoramento dos professores que estabelecerão critérios que definirão os
avanços e os resultados do projeto, os quais deverão ser divulgados aos alunos.
A
Biblioteca só existe de fato, não em espaço estático, mas em movimento dinâmico
se for uma parceira da escola a qual faz parte, envolvida e presente em suas
atividades. Ela é uma extensão da sala de aula e deve ser um canal de
fomentação da leitura trazendo resultados positivos e reais retornados para
dentro da sala de aula bem como para a vida do aluno.
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