ESCOLA
MUNICIPAL ELIZABETH BARDHOT D. ALMEIDA
PROJETO - JORNAL ESCOLAR
Jornal "LIE
em Ação"
"A informática contribuindo com o enriquecimento do processo
educacional"
Prof.ª Rosimeiry Ribeiro
Informática
Educativa
INDIARA
FEVEREIRO/2014
1- APRESENTAÇÃO
Tornar
o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da
escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido considerando a
necessidade de fazer uma interação entre as disciplinas, seus professores e os
alunos; de colocar em ação o Laboratório de Informática; incentivar o hábito da
leitura; explorar questões culturais e os temas transversais, envolvendo os
setores e os segmentos da comunidade escolar, tendo o Jornal Escolar e o Blog LIE
em Ação como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os
diferentes saberes específicos que o embasaram.
2 - PROFESSORA RESPONSÁVEL
Rosimeiry Ribeiro de Souza (Dinamizadora do
LIE)
3 - PÚBLICO-ALVO
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
e comunidade escolar.
4 - DURAÇÃO
Ano letivo de 2014, sendo que o jornal terá a
periodicidade bimestral.
5- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas
6-
JUSTIFICATIVA
A tecnologia vem
conquistando muita influência na sociedade através dos seus vários
instrumentos de mídias, ela é responsável pelo grande volume de informações que
são lançadas pelo mundo a todo instante. Hoje existem muitas formas de
comunicação, de expor ideias e experiências, as mais antigas como o jornal,
trabalham junto com as novidades tecnológicas, como os blogs.
Na nova escola, agora informatizada, é preciso diversificar a forma de
ensinar, utilizando as novas mídias como ferramentas que auxiliam na
aprendizagem do aluno e contribuem com a inclusão digital. A acessibilidade
proporcionada pela internet permite que os alunos busquem novas informações,
pesquisem e publiquem suas descobertas, expondo novas ideias e expressando sua
opinião, assim usando o computador como recurso pedagógico que auxilia na
produção do conhecimento.
Expor os trabalhos dos alunos é uma forma de motiva-lo a produzir,
porque ele sente que sua produção será valorizada. O projeto do Jornal na
Escola visa envolver os alunos em pesquisas e entrevistas para coleta
de informações, pretende criar um ambiente na sala informatizada em
que eles se sintam produtores do jornal, editores, redatores, ou seja,
verdadeiros jornalistas.
A participação do aluno na produção
do jornal além de desenvolver a habilidade no uso da informática, também
pretende motivar o aluno a: pesquisar, ler, interpretar, sugerir, criticar,
escrever, produzir e corrigir. E assim almejar bons resultados no processo de
ensino aprendizagem dos alunos.
O projeto Jornal na Escola é um trabalho interdisciplinar, que visa
abordar temas transversais e divulgar as atividades pedagógicas realizadas na
escola, envolvendo os alunos na produção do jornal, a fim de desenvolver
suas habilidades com as ferramentas da informática e em diferentes áreas
do conhecimento, assim contribuindo para o enriquecimento do processo
educacional, tendo como resultado a produção do jornal impresso e a publicação
virtual no blog da escola.
7 – OBJETIVO GERAL
Produzir o jornal
na escola, aplicando os conhecimentos de informática de forma interdisciplinar,
abordando temas transversais e publicando as atividades pedagógicas
desenvolvidas pela escola, a fim de desenvolver as habilidades do aluno e
contribuindo para o enriquecimento do processo educacional.
8 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Utilizar a informática na educação de forma
interdisciplinar.
·
Desenvolver a habilidade com as ferramentas de produtividade do computador.
·
Utilizar o editor de texto para a escrever, editar e fazer a correção.
·
Aprender a explorar a internet para a pesquisa e a publicação.
·
Utilizar diferentes tecnologias e mídias para registrar imagens e vídeos.
·
Estimular a produção textual e a prática de leitura.
·
Adquirir maior facilidade para escrever e expressar-se.
·
Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno.
·
Despertar a criatividade, a produção artística e cultural.
·
Publicar os trabalhos pedagógicos realizados na escola.
·
Abordando temas transversais.
·
Viabilizar o jornal como recurso didático para todas as disciplinas
curriculares.
9 – METODOLOGIA
Serão apresentados aos alunos vários tipos de jornais para que eles
explorem a estrutura das matérias e apresentação das páginas. Os alunos
realizarão estudo de campo, irão visitar a produção de um jornal local e conhecer
o trabalho dos profissionais.
A primeira etapa da produção do jornal na escola é definir os temas
transversais que serão abordados e distribuir um tema para cada turma. Em
seguida os alunos irão pesquisar os temas em livros, jornais e na internet.
O próximo passo são as entrevistas para coleta de dados e o registro de
imagens e vídeos. Logo após no laboratório de informática começa a digitação,
correção e formatação dos textos. Por fim as matérias serão publicadas no blog
e irão para a impressão do jornal. Os jornais impressos serão lidos e
trabalhados em sala de aula.
10 - AÇÕES
·
Apresentar diferentes tipos de jornais.
·
Estudo de campo, conhecer a produção de um jornal local.
·
Organização das seções do jornal
·
Seleção e organização do material
·
Definição das colunas e matérias que serão publicadas.
·
Distribuição de atividades.
·
Coleta de dados para a produção das matérias.
·
Adquirir informações através de visitas, pesquisa e entrevista.
·
Orientação dos professores na criação de
textos, artigos, charges, passatempos, etc., pelos alunos.
·
Pesquisar na internet.
·
Escrever as reportagens, digitação e formatação do texto.
·
Revisão e edição das matérias.
·
Publicação da edição impressa.
·
Publicação da matéria no blog.
11- SUPORTE DE PUBLICAÇÃO
Impresso e on-line
12 - RESULTADOS
ESPERADOS
Produção e
publicação de uma edição de jornal na escola, contendo matérias sobre as
atividades pedagógicas realizadas na escola, abordando temas transversais.
13 - RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·
Papel
almaço duplo para que sejam montados os textos.
·
Papel
sulfite
·
Lápis
·
Caneta
hidrocor
·
Computador
·
Programa
de editor de texto e de desenho
·
Internet
·
impressora
para digitação e impressão dos textos
·
Lápis
de cor
·
Painel
para exposição dos jornais produzidos pelos alunos.
·
Câmera
fotográfica digital
·
Pen
drive
·
Fita
adesiva
14 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados:
·
Na
participação em todas as etapas do projeto;
·
Na
frequência das reuniões para discussões do projeto;
·
Na
responsabilidade e pontualidade;
·
Na
coerência e criatividade de seus textos;
·
Na
divulgação do jornal;
·
No
produto final do projeto, que é a impressão e distribuição do jornal.
15 – REFERÊNCIAS:
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na
sala de aula. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 1994.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler:
fundamentos psicológicos para uma
nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez,
1992
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo4/metodologia_certific
ado.html
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