SUGESTÃO DE TRABALHO PARA A PÁSCOA.
PROJETO
PÁSCOA: Valores que fazem toda a diferença
Indiara, 14 de março de 2014
IDENTIFICAÇÃO
CLIENTELA: Alunos do 1º e 2º ano das Séries Iniciais do Ensino
Fundamental
DURAÇÃO: Uma semana
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Coordenação Pedagógica e demais professores
APRESENTAÇÃO
Este projeto
visa promover a interação entre a comunidade e a escola, bem como, a socialização
entre as crianças mostrando o verdadeiro significado de comemorar esta data.
Conhecer o sentido da Páscoa é fundamental na comemoração ao lado da família e
amigos.
Por
ser uma data que está presente em nosso cotidiano é preciso explorar para que
as crianças adquiram novos conhecimentos em relação à Páscoa que é uma data importante
para se trabalhar, pois a criança tem em sua mente uma ideia contrária a
referida data e não deve ser explicada somente com a visão de um coelhinho e um
ovo de Páscoa no painel da escola. É importante que o professor pesquise e
transmite para o aluno o verdadeiro significado da páscoa.
JUSTIFICATIVA
Durante
os dias de _____ a _____/03/2014 a Escola estará
trabalhando o “PROJETO PÁSCOA: Valores que fazem toda a diferença”
onde será abordado o verdadeiro sentido da Páscoa que traz uma proposta de
transformação constante em nossa vida.
Apesar do tema
ser propicio para um momento de reconstrução interior, de reflexão de formação
de caráter e de personalidade voltada para a Justiça, a Verdade, o Amor, a
Fraternidade e todos os valores humanos que permeiam a nossa vida a partir do
cristianismo, não se pode negar a influência social dos meios de comunicação,
principalmente, no incentivo ao “consumismo” que já faz parte da cultura
contemporânea, é inerente aos costumes de nossa época.
Sendo assim,
buscando o equilíbrio entre consumo e cultura, torna-se necessário a junção
desses valores, culturais, sociais, religiosos, históricos considerando os
símbolos da páscoa com significados, dentre eles o CHOCOLATE.
Apesar da busca por realizar um trabalho de
qualidade, considerando todas as áreas da formação do sujeito (intelectuais,
cognitivas, sociais, culturais e etc) indo além das paredes da escola optamos
pela metodologia de trabalho por projetos que nos remete a ideia de
liberdade, de criatividade, que admite modificações no processo de
aprendizagem. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil:
A elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização
didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido à natureza e a
diversidade dos conteúdos, que ele oferece e também seu caráter
interdisciplinar. (R.C.N., vol.3, p.201,1998)
Com esta metodologia o educador ao trabalhar esta
data que é tão importante com os alunos, pode aproveitar para buscar
referências cristãs como: textos, imagens,
atividades, painéis, símbolos, etc., sempre respeitando os valores culturais,
religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias sem empobrecer o
trabalho pedagógico e trabalhar de forma interdisciplinar com inúmeros
conteúdos nas diferentes disciplinas, pois se trabalhado com embasamento
teórico, amplia-se o conhecimento do alunado e favorece o ensino-aprendizagem.
Segundo Vygotsky:
(...) o aprendizado desperta vários processos internos de
desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage
com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma
vez internalizados esses processos torna-se parte das aquisições do
desenvolvimento independente das crianças (Vygotsky, 1984, p. 101).
Portanto,
o trabalho deve ser contextualizado para que possamos ampliar os conhecimentos
de nossos alunos. Devemos instigar nossos alunos a refletir, entender, buscar
significados, criar, fazer relações, enfim, fazer com que essa data não seja
mera obrigação na escola ou ainda época onde os lojistas fazem a festa e comemoram
as boas vendas dos ovos de chocolates e bombons.
A Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independente da
religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos
estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e
musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a
socialização.
“Só conheceremos os efeitos de nossos atos
se formos capazes de realizá-los.”
OBJETIVO GERAL
Adquirir
novos conhecimentos a respeito da festividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Conhecer
e compreender o significado da Páscoa;
ü Identificar
e compreender os símbolos da Páscoa;
ü Estimular a
comemoração da Páscoa;
ü Desenvolver
o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a
percepção auditiva e visual da criança;
ü Possibilitar
a interação na prática educativa do estudo e da cooperação uns com os outros;
ü Diferenciar
o sentido espiritual do comercial (consumismo);
ü Explorar
a imaginação e a criatividade;
ü Conhecer
os valores.
METODOLOGIA
*Apresentar o projeto e explicar como será desenvolvido na
sala;
*Aula expositiva e explicativa;
*Uso de textos e esquemas de explicação no quadro;
*Cruzadinha;
*Histórias em quadrinhos;
*Pesquisa no LIE;
*Filmes relacionados aos conteúdos;
*Relatórios de filmes;
*Produções de textos;
*Colagens diversas;
*Jogo “Coelhinho sai da Toca”;
*Explorar oralmente o animal – coelho (como ele vive, do que
se alimenta, a cor de seu pelo, de seus olhos, etc.);
*Aplicação de atividades para fixar o que foi explicado;
*Músicas;
*Histórias contadas.
RECURSOS E ORÇAMENTO
·
Lápis de cor
·
Giz de cera
·
Tinta guache
·
Revistas
·
Livros
·
Cola
·
Tesoura
·
Papéis (diversos)
·
Cartazes
·
Pincel atômico
·
e.v.a
·
TNT
·
Gliter
·
Câmera fotográfica
·
Aparelhos de som
·
Data show
·
Lastex
·
Olhos plásticos
·
Microfone
·
Chocolates
·
Formas para ovos de páscoa
·
Papel alumínio
·
Papel para embalagem dos ovos
·
Fita adesiva
CULMINÂNCIA
·
Apresentação dos Símbolos da Páscoa;
·
Apresentação de música coreografada relacionada
ao tema;
·
Poemas;
·
Jogral;
·
Bingo de uma cesta de chocolate.
·
Venda de caldos e Refrigerantes
·
Palestra sobre o Significado da Páscoa com a
Pastora da Assembleia de Deus Ministério da Família.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também
através de observação do desenvolvimento individual e coletivo, através da
realização das atividades propostas no decorrer do projeto, bem como a
realização das mesmas pelos educadores juntamente com os alunos.
Os alunos
serão avaliados diariamente através de registros do desenvolvimento das
habilidades e competências, da participação e do interesse do aluno, durante a
execução e o desenvolvimento de cada etapa do projeto, será observado o
interesse e pontualidade na realização das atividades propostas.
“Celebrar a páscoa é compreender a nossa própria capacidade de
transformação, de mudança, de renovação, de recomeço... Acreditando que DEUS é
o senhor da nossa existência”.
Rosimeiry
Ribeiro
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
PERÍODO
|
Elaboração do projeto
|
14/03/2014
|
Busca de parcerias
|
15 a 26/03/2014
|
Apresentação do projeto para os professores
|
17/03/2014
|
Escolha da lembrancinha a ser confeccionada
|
17/03
|
Confecção das lembrancinhas
|
17?03 a 14/04/2014
|
Execução do projeto
|
De 19/03 a 16/04/2014
|
Encerramento do projeto (Apresentação das turmas –
teatro, música, coreografias, palestra, bingo e etc)
|
16/04
|
Avaliação do projeto (relatório)
|
23/04
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
MACHADO, N. Sobre livros
didáticos: quatro pontos. Em aberto. Brasília, DF Vol. 10, n. 69
(jan./ mar. 1996).
PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Ministério da
Educação – Ensino Fundamental e Educação Infantil. Secretaria de Educação.
VYGOTSKY, L. S. A formação
social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos
superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Why the casino should not run at full capacity - Dr.Cd
ResponderExcluirIt 용인 출장샵 is 아산 출장안마 the responsibility 안양 출장안마 of the casino chain, not the casino owner. 동해 출장샵 The casino operator has no control 김해 출장마사지 over the operation of its gaming floors.