PLANO DE AÇÃO ANUAL LABORATÓRIO INFORMÁTICA EDUCACIONAL (LIE)
INDIARA
2014
ESCOLA MUNICIPAL ELIZABETH DE ALMEIDA BARDHOT
INDIARA-GO
Professora Dinamizadora: Rosimeiry Ribeiro de Souza
PLANO DE AÇÃO DO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA (LIE)
Ano: 2014
APRESENTAÇÃO
A proposta que se segue apresenta o conjunto das atividades que serão realizadas durante o ano de 2014 por professores e alunos da EMEBDA Unidades I e II, coordenadas pela Professora Dinamizadora responsável pelo funcionamento do Laboratório de Informática Educativa - LIE, Rosimeiry Ribeiro de Souza. A perspectiva inicial é apresentar e disponibilizar o LIE enquanto equipamento e ferramenta tecnológica de informação e comunicação acessível na escola, sensibilizando-os a dele lançar mão como suporte pedagógico ao trabalho que desenvolvem em sala de aula, ampliando, com isso, as possibilidades de êxito do processo de ensino-aprendizagem.
Vislumbrando um horizonte de possibilidades, alternativas e desafios a serem enfrentados no contexto escolar, pelo corpo docente e discente, formais e não formais; o que implica na preparação indistinta para contemplá-los, exigindo a ultrapassagem célere das atuais visões de mundo, de saber, de conhecimento e de ciência, surge muito mais questionamentos do que certezas naqueles que, de alguma forma, detêm responsabilidades pela condução de políticas educacionais, sociais e culturais em todos os seus níveis.
O laboratório de Informática Educacional tem despertado o interesse de aprendizado principalmente nos alunos mais difíceis da unidade escolar. Entre projetos, pesquisas e jogos educativos o professor tem notado e aprovado o rendimento do aluno. Ainda há muito a ser melhorada, mas, aparentemente o caminho pelo qual se está prosseguindo é o certo.
Subsidiados por outras lógicas, ou seja, da concepção da avaliação em visões formativo-integrativas, urge que se resgate no laboratório de informática educativa a função extensiva dos conteúdos ministrados em sala de aula, e que o professor regente tenha a preocupação de planejar conteúdos juntamente com o dinamizador, compreendendo que é preciso se analisar o projeto pedagógico, a proposta curricular, e as condições efetivas de trabalho na escola e que se faça um constante questionamento das práticas educativas, remetendo ao sentido de compreensão das complexas tramas que se tecem no cotidiano da escola.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal Elizabeth Bardhot Duarte de Almeida, situada na Alameda Jorge Vicente Alves, s/nQd R, Lts 04, 05 e 06, Setor Alto da Primavera II, município de Indiara - Goiás, funciona atualmente com 47 professores, atendendo do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental e EJA 1ª e 2ª etapas,
perfazendo um total de 1.018 alunos nos turnos manhã, tarde e noite. Na estrutura física temos 14 salas de aula, 1 mini biblioteca, 1 Laboratório de Informática Educativa (LIE), 1 cozinha, 1 diretoria, 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 01 mini depósito, 08 banheiros
de alunos, 2 banheiros de funcionários, 1 auditório, uma estrutura coberta na
entrada e um pátio interno. No setor administrativo contamos com 1 diretora, 10 coordenadoras, 1 Dinamizadora, 1 secretária e 6 auxiliares de secretaria.
A Escola Municipal Elizabeth Bardhot Duarte de Almeida atende á população do bairro e adjacências. Quanto ao nível socioeconômico, a situação das famílias se enquadra em população de média e baixa renda, onde a maioria trabalha em empresas existentes no município, outros possuem pequenos comércios ou atuam no trabalho informal.
A família dos alunos não é totalmente participativa na escola, mas ainda existe uma minoria que visita a escola periodicamente. A escola costumeiramente utiliza a metodologia de projetos e o LIE vem sido assiduamente utilizado. A secretaria da educação apoia fielmente no que houver de necessidade na escola desde Xerox a decisões com maior grau de importância e consequência.
Para um melhor desenvolvimento do pessoal da escola é diagnosticado através de encontros coletivos as condições objetivas da escola para que se possa situá-la no contexto do movimento educacional e social mais amplo ao qual está inserido, pois, acredita-se que cada escola é impar e dever se trabalhar para sua realidade. Nos dias coletivos realizados propõem-se discussões sobre a didática na escola e com os pais dos alunos, pois a escola não se faz apenas de professor-aluno
e sim de toda comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA
Suas condições objetivas consideram os eixos de análise embasados com os pressupostos legais (LDB Nacional, LDB Estadual e/ou Diretrizes Curriculares), a lei 10.639 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e também no decreto de lei 3/20008 diz sobre as condições e adequações do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com deficiências ou incapacidades numa perspectiva inclusiva. Seus projetos são construídos de modo a atender às necessidades reais do educando e, de forma geral, da sociedade, proporcionando, assim, uma formação que valorize o pleno desenvolvimento do sentido de humanidade e cidadania. A LDB 9394/96 dá às escolas autonomia para elaborar um projeto político-pedagógico que leve em conta a comunidade local, o cotidiano, os interesses dos alunos, e faça da escola um espaço que se organiza pelo coletivo.
A existência do LIE vem proporcionar aos professores e alunos os meios concretos de acesso a essa linguagem contemporânea da informação e comunicação, podendo funcionar como fator deflagrador de democratização do conhecimento e inserção social, a medida que atualiza e diversifica as visões de mundo, da ciência , da tecnologia e acerca do próprio ato educativo. A partir de uma sala de aula plugada na rede na internet, novas oportunidades podem se geradas, viabilizando o acesso, o manejo e o domínio dessas ferramentas e saberes, até então ao alcance de uns poucos privilegiados.
A Informática como suporte pedagógico proporciona, por outro lado, um apoio tecnológico as tarefas de ensino-aprendizagem com um leque de possibilidades até então imaginável, agregando recursos que vem, comprovadamente, interferir positivamente no rendimento escolar dos alunos e na atualização docente. Da parte dos alunos, a prontidão é imediata, sujeitos nascidos num contexto em que a imagem e a informação são dominantes. Ver adulto pedindo ajuda a crianças para manejar um computador é hoje uma cena comum. Em se tratando dos professores, já existe uma maioria que supera a resistência inicial, a falta de tempo ou de oportunidade para poder adentrar nesse campo do conhecimento.
Há, todavia, um ponto que talvez seja o mais revolucionário em termos da utilização dos recursos LIE: a perspectiva de crianças e adolescentes poderem vivenciar, desde cedo sua condição de sujeito do conhecimento. Diante do computador e sob a orientação do professor, o aluno pode manejar diretamente as informações, é participante ativo, seu interesse se mantém na medida em que vai fazendo as próprias sínteses, de acordo com o seu ritmo, elevando sua capacidade de elaboração em superação sucessiva. O que até então tem sido um principio proclamado repetitivamente pela pedagogia, com o recurso da Informática educativa passa a torna-se possível o alcance de professores e alunos. A condição inicial para que tal mudança aconteça é que todo o potencial seja conhecido e de domínio do professor, para que possa dele lançar mão em beneficio da aprendizagem de seus alunos. Assim, nosso ponto de partida encontra-se fundamentado, em primeiro lugar, na própria missão da escola. Dentro dessa missão teremos a responsabilidade de repassar os cuidados que devemos ter em usar essa ferramenta no nosso dia a dia, o uso da internet com responsabilidade, cautela e cuidado. Tarefa a ser dada em primeiro lugar, para professores, funcionários e alunos, até mesmo antes de todas as atividades a serem trabalhadas no nosso LIE.
OBJETIVOS
GERAL
Implementar o funcionamento do Laboratório de Informática Educativa - LIE da escola enquanto equipamento e ferramenta contemporânea de acesso a tecnologia de informação e comunicação, sensibilizando e incentivando professores e alunos a dele se utilizarem como suporte pedagógico, e assim desenvolver ações que incentivem a leitura escrita.
ESPECÍFICO
Ø
Iniciar alunos e professores no conhecimento, manejo e cuidados das tecnologias da informação e comunicação.
Ø
Proporcionar uma renovação/mudança nos métodos de ensinar e aprender, onde o aluno assume sua condição de sujeito do conhecimento e o professor se qualifica como orientador e facilitador da construção do conhecimento.
Ø
Auxiliar professores nas atividades cotidianas de sala de aula, inclusive de leitura e escrita.
Ø Proporcionar capacidades múltiplas ao aluno, facilitando para que os indivíduos possam trilhar
na busca de seu próprio desenvolvimento.
META
Período
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Objetivos específicos
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Ações
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Janeiro
e
Fevereiro
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-
Apresentar plano de ação do LIE aos professores;
-
Estimular os professores a elaborar projetos para o LIE;
-
Intensificar o uso do LIE pelos alunos.
-
Trabalhar formatação de trabalhos escolares com os alunos da II fase.
-
Utilizar o LIE como extensão da sala de aula.
-
Apresentar
um mini planetário online
|
-
Estabelecer agenda para uso do LIE, incluindo horário para professores.
-
Conhecendo o computador
-
Projeto do Carnaval - II fase: pesquisas no LIE sobre o surgimento do carnaval; I fase: vídeos referentes ao carnaval.
-
Aula teórica e prática sobre formatação de trabalhos escolares de acordo com as normas da ABNT.
-
Projeto
Um olhar no Universo, com apresentação de vídeos sobre a criação do universo
com imagens em 3D.
-
Fornecer subsídios em Informática Educativa
aos professores para que possa utilizar o LIE como recurso didático em seu
cotidiano escolar.
|
Março
|
-
Desenvolver projetos interdisciplinares no LIE
-
Incentivar o uso do LIE na Educação Inclusiva
-
Utilizar o LIE como extensão da sala de aula.
-
Apresentação
do Projeto Jornal Escolar
– LIE em ação.
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular
|
-
Gráfico através da planilha de Cálculo
-
Projeto Palavras que Florescem: Leitura e escrita no computador de contos, causos e poesias.
-
Criar um jornal escolar
-
Criar
um Blog para divulgação dos trabalhos e projetos realizados no LIE, assim
como, publicação da versão online do Jornal Escola LIE em Ação.
-
Criação
de uma página do LIE na rede social Facebook.
-
Concurso
de charge para publicação no Jornal Escolar
-
Planejar com os professores as atividades pedagógicas
a serem desenvolvidas no LIE (solicitação de atividades) dando sempre a
importância da leitura e escrita;
-
Acompanhar os alunos e, seus trabalhos e
pesquisas individuais, de acordo com a disponibilidade do LIE;
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Abril
|
-
Utilizar o LIE como extensão da sala de aula
-
Conscientizar sobre a importância do uso da tecnologia de maneira
responsável
-
Formas e sólidos geométricos
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular
|
-
Vídeos e
pesquisas sobre os indígenas.
-
Vídeos no YouTube referente a Causos
-
Internet
- Colorir on-line referente ao dia do índio– site http://contos-e-lendas.colorir.com/indios-e-vaqueiros/pequeno-indio-1166 www.atividadeseducativas.com.br e www.aprenderelegal.com.br
-
Concurso
de tirinhas para publicação no Jornal Escolar.
-
Edição
e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-
Aplicação
de avaliação online
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Maio
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-
Trabalhar datas comemorativas
-
Planejar aulas com recursos Tecnológicos
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular
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-
Projeto aniversário da cidade - Pesquisas sobre a história de Indiara;
-
Colori online referente as profissões - http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-pessoas-e-oficios-para-colorir-e-imprimir.html
-
A importação da pontuação no editor de texto (Write)
-
Pesquisa de Poesias sobre a mãe;
-
Slide e vídeos feito pelos alunos em homenagem as mães
-
Causos e Poesias ( Chico Bento em “ O causo do Burrico” e Joaninha) Youtube;
-
Pesquisas sobre poesias, contos e causos
-
Crônicas fábulas e Anedotas-pesquisas na internet (sitededicas.uol.com.br)
-
Gêneros Textuais – pesquisas internet
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Junho
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-
Trabalhar datas comemorativas
-
Incentivar o cuidado ao meio Ambiente, a ética e cidadania
-
Incentivar o uso do LIE na Educação Inclusiva
-
As quatro operações
-
Coordenação Motora e Alfabetização
-
Identificar as bandeiras dos países que participarão da copa do mundo
-
Realizar de uma mostra tecnológica no ambiente escolar;
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular.
|
-
Sitededicas.uol Fábulas
-
Vídeos sobre a festa Junina;
-
Pesquisas sobre o ínicio da festa Junina
http://www.superkid.com.br/bonde/sabia/festa_junina.php?PHPSESSID=7f3736f03b56b68e94e7b26ad4f49731-Colorir on-line referente a festa (salvar a imagem de http://www.desenhoscolorir.net/desenhos/pintar-festa-junina e alterar no Kolourpaint
- Lixo e o meio ambiente – pesquisa e Hipertexto-site www.atividadeseducativas.com.br e www.aprenderelegal.com.br
-http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=geografia e no ambiente linux;
-
Edição
e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-
Avaliação
online.
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agosto
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-
Estimular a valorização do Folclore
-
Incentivar os alunos a montar pequenos filmes com imagens da região
-
Coordenação Motora e Alfabetização;
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular.
|
-
Desenvolver um projeto sobre a cultura regional.
-
Postar no Blog e Página do LIE comidas típicas regionais e imagens da região
-
Poesias ou letras de música sobre os pais.
-
Publicação de
edição extra do Jornal com tema principal o Folclore
|
Setembro
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-
Reconhecer a importância do meio- ambiente;
-
Comemorar 7 de setembro;
-
Produzir
vídeos a partir de fotos utilizando o Movie Maker.
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular.
|
-
Pesquisa sobre: diversos tipos de animais, canaviais, reciclagem e solos.
-
Capacitar professores na utilização do laboratório;
-
Produzir
vídeos a partir de fotos, imagens com massinha de modelar ou desenhos
utilizando o Movie Maker.
-
Pesquisas sobre o dia 7 de setembro
-
Situações Problemas (criar e resolver), através do write ou Calc
-
Jogo da forca no ambiente Linux e site http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html, Kidleitura-http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php
-
Edição
e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-
Avaliação
online.
|
Outubro
|
-
Comemorar a semana da criança
-
Identificar aspectos do meio ambiente em um todo, água poluição preservação e etc.
-
Resolver problemas com as quatro operações e interpretar gráficos e tabelas
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular.
|
-
Programas educacionais do ambiente Linux
-
Vídeos da Kika e http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related site: www.atividadeseducativas.com.br e www.aprenderelegal.com.br e no ambiente linux tais como planilha eletrônica e Tuxmath
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novembro
|
-
Reconhecer os mapa do Brasil e suas regiões
-
Interpretar o hino da bandeira e produzir um texto
dissertativo digitado
no ambiente Linux.
-
Desenvolver o raciono lógico: Adição, subtração, multiplicação e divisão;
-
Conscientizar sobre a raça negra (Escravatura) e Proclamação da República
-
Realizar de uma mostra tecnológica no ambiente escolar;
-
Trabalhar conteúdos da grade curricular.
|
-
Mapa – google maps
-
Ambiente Linux ou Youtube
-
Vídeos disponíveis da TV escola sobre a Proclamação da
República e escravatura
-
Edição
e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-
Avaliação
online.
|
Dezembro
|
-
Reconhecer a importância da família.
-
Produzir textos com coerência
-
Incentivar o uso do LIE para dinamização das aulas
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Identificar símbolos natalinos e seus significados.
|
-
Vídeos e
palestras sobre as diferentes formações da família
-
Desenvolvimento do Projeto Semana da Família
-
Hipertexto:
Produção de texto – Write
-
Textos de reflexões e vídeos sobre a família;
-
Utilizar data
show na escola para fazer uma mostra de todas as atividades do LIE realizadas ao longo do ano.
|
METODOLOGIA
Para obter a concretização do plano de ação anual traçado pretende-se a partir das ferramentas as quais se dispõe no LIE, com o uso do computador utilizando seus recursos tais como editor de texto, planilha eletrônica, jogos educativos já instalados, editores gráficos e a internet, e ainda com o uso da televisão, o som, data show, vídeo, ou seja, todas as TIC’s que a escola oferece.
O trabalho no LIE será
desenvolvido, inicialmente, voltado sistematicamente para o desenvolvimento de
atividades que envolvem e conquistem os professores para a proposta da
Informática Educativa, tornando-os usuários dessa tecnologia privilegiada de
que agora podem lançar mão para incrementar o processo ensino-aprendizagem.
Num primeiro momento,
portanto, a metodologia será focada no professor e no aluno, cada professor e
cada aluno assumindo o comando e tornarem-se usuários, com autonomia no manejo
da tecnologia. Pois somente assim poderão utilizá-la com a desenvoltura de quem
não apenas do computador e explorando os usos dos programas, com o objetivo
reproduz, mas também se torna proponente.
Num segundo momento, serão
elaboradas e desenvolvidas ações de incentivo a leitura e escrita (atividades,
jogos, projetos, oficinas) elevando o nível de aprendizagem dos alunos.
RECURSOS
EQUIPAMENTOS PARA USO PEDAGÓGICO
|
|
||
EQUIPAMENTO
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QUANTIDADE
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ESTADO
|
|
Computadores
|
17
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Funcionando 14
|
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Impressoras
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00
|
-
|
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Scanner
|
00
|
-
|
|
Caixas de som
|
02
|
Funcionando
|
|
Televisor
|
02
|
Funcionando
|
|
DVD
|
02
|
Funcionando
|
|
Antena parabólica
|
00
|
-
|
|
Aparelho de som
|
01
|
Funcionando
|
|
Rádio Escola
|
00
|
-
|
|
Microfone
|
01
|
Funcionando
|
|
Máquina Digital
|
01
|
Funcionando
|
|
Data show
|
01
|
Funcionando
|
|
Equipamento de som profissional
|
01
|
Funcionando
|
|
DEMAIS RECURSOS
Não existem outros recursos além dos mencionados
NÍVEL DE ACESSO AOS EQUIPAMENTOS
Todos
os recursos são utilizados periodicamente.
MANUTENÇÃO
A manutenção dos equipamentos acontece sempre que há necessidade.
PROFESSORA RESPONSÁVEL
PELO LIE
Rosimeiry Ribeiro de Souza -
professora da Escola, com jornada de 40 horas semanais, nos turnos, matutino e
vespertino, Pedagoga, graduada pela Faculdade Montes Belos - FMB de São Luís de
Montes Belos Goiás.
AVALIAÇÃO
As atividades serão coordenadas de forma coletiva com toda a equipe de professores para que assim estes possam avaliar o conjunto dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A participação, o resultado das pesquisas e o interesse despertado pelos alunos também farão parte da avaliação, assim como a análise diária do crescimento do grupo e da realização das metas estabelecidas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao fazer uma análise detalhada da escola cuja síntese tão bem demonstra que a mesma não dispõe de grandes recursos, mas é preciso ressaltar a harmonia em que a escola está estruturada as TIC’s vem sendo utilizadas regularmente e há uma reflexão conjunta para se chegar ao resultado esperado.
Pressupõe-se então que a escola está dentro do nível esperando principalmente pelo fato do LIE ser algo “novo”, mas que caminha a passos largos para obtenção das expectativas que é em primeiro lugar, diagnosticar as condições em que a escola está inserida e planejar de acordo com o contexto da escola.
OBS.:
Os projetos
aqui mencionados podem sofrer alterações.
REFERÊNCIAS
Este projeto foi baseado em modelos enviados pelo NTE e nos sites mencionados nos mesmo tais como:
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://www.aprenderlegal.com.br
http://sitededicasuol.com.br
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