quinta-feira, 13 de março de 2014

PLANO DE AÇÃO ANUAL LIE


PLANO DE AÇÃO ANUAL LABORATÓRIO INFORMÁTICA EDUCACIONAL (LIE)



INDIARA
2014

ESCOLA MUNICIPAL ELIZABETH DE ALMEIDA BARDHOT
INDIARA-GO


Professora Dinamizadora: Rosimeiry Ribeiro de Souza


PLANO DE AÇÃO DO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA (LIE)

Ano: 2014


APRESENTAÇÃO

A proposta que se segue apresenta o conjunto das atividades que serão realizadas durante o ano de 2014 por professores e alunos da EMEBDA Unidades I e II, coordenadas pela Professora Dinamizadora responsável pelo funcionamento do Laboratório de Informática Educativa - LIE, Rosimeiry Ribeiro de Souza. A perspectiva inicial é apresentar e disponibilizar o LIE enquanto equipamento e ferramenta tecnológica de informação e comunicação acessível na escola, sensibilizando-os a dele lançar mão como suporte pedagógico ao trabalho que desenvolvem em sala de aula, ampliando, com isso, as possibilidades de êxito do processo de ensino-aprendizagem.

Vislumbrando um horizonte de possibilidades, alternativas e desafios a serem enfrentados no contexto escolar, pelo corpo docente e discente, formais e não formais; o que implica na preparação indistinta para contemplá-los, exigindo a ultrapassagem célere das atuais visões de mundo, de saber, de conhecimento e de ciência, surge muito mais questionamentos do que certezas naqueles que, de alguma forma, detêm responsabilidades pela condução de políticas educacionais, sociais e culturais em todos os seus níveis.
O laboratório de Informática Educacional tem despertado o interesse de aprendizado principalmente nos alunos mais difíceis da unidade escolar. Entre projetos, pesquisas e jogos educativos o professor tem notado e aprovado o rendimento do aluno. Ainda muito a ser melhorada, mas, aparentemente o caminho pelo qual se está prosseguindo é o certo.
Subsidiados por outras lógicas, ou seja, da concepção da avaliação em visões formativo-integrativas, urge que se resgate no laboratório de informática educativa a função extensiva dos conteúdos ministrados em sala de aula, e que o professor regente tenha a preocupação de planejar conteúdos juntamente com o dinamizador, compreendendo que é preciso se analisar o projeto pedagógico, a proposta curricular, e as condições efetivas de trabalho na escola e que se faça um constante questionamento das práticas educativas, remetendo ao sentido de compreensão das complexas tramas que se tecem no cotidiano da escola.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA


            IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Elizabeth Bardhot Duarte de Almeida, situada na Alameda Jorge Vicente Alves, s/nQd R, Lts 04, 05 e 06, Setor Alto da Primavera II, município de Indiara - Goiás, funciona atualmente com 47 professores, atendendo do ano ao 9º ano do ensino fundamental e EJA 1ª e 2ª etapas, perfazendo um total de 1.018 alunos nos turnos manhã, tarde e noite. Na estrutura física temos 14 salas de aula, 1 mini biblioteca, 1 Laboratório de Informática Educativa (LIE), 1 cozinha, 1 diretoria, 1 secretaria, 1 sala de professores, 1 sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 01 mini depósito, 08 banheiros de alunos, 2 banheiros de funcionários, 1 auditório, uma estrutura coberta na entrada e um pátio interno. No setor administrativo contamos com 1 diretora, 10 coordenadoras, 1 Dinamizadora, 1 secretária e 6 auxiliares de secretaria.
A Escola Municipal Elizabeth Bardhot Duarte de Almeida atende á população do bairro e adjacências. Quanto ao nível socioeconômico, a situação das famílias se enquadra em população de média e baixa renda, onde a maioria trabalha em empresas existentes no município, outros possuem pequenos comércios ou atuam no trabalho informal.
A família dos alunos não é totalmente participativa na escola, mas ainda existe uma minoria que visita a escola periodicamente. A escola costumeiramente utiliza a metodologia de projetos e o LIE vem sido assiduamente utilizado. A secretaria da educação apoia fielmente no que houver de necessidade na escola desde Xerox a decisões com maior grau de importância e consequência.
 Para um melhor desenvolvimento do pessoal da escola é diagnosticado através de encontros coletivos as condições objetivas da escola para que se possa situá-la no contexto do movimento educacional e social mais amplo ao qual está inserido, pois, acredita-se que cada escola é impar e dever se trabalhar para sua realidade. Nos dias coletivos realizados propõem-se discussões sobre a didática na escola e com os pais dos alunos, pois a escola não se faz apenas de professor-aluno e sim de toda comunidade escolar.

JUSTIFICATIVA


   Suas condições objetivas consideram os eixos de análise embasados com os pressupostos legais (LDB Nacional, LDB Estadual e/ou Diretrizes Curriculares), a lei 10.639 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e também no decreto de lei 3/20008 diz sobre as condições e adequações do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com deficiências ou incapacidades numa perspectiva inclusiva. Seus projetos são construídos de modo a atender às necessidades reais do educando e, de forma geral, da sociedade, proporcionando, assim, uma formação que valorize o pleno desenvolvimento do sentido de humanidade e cidadania. A LDB 9394/96 às escolas autonomia para elaborar um projeto político-pedagógico que leve em conta a comunidade local, o cotidiano, os interesses dos alunos, e faça da escola um espaço que se organiza pelo coletivo.
A existência do LIE vem proporcionar aos professores e alunos os meios concretos de acesso a essa linguagem contemporânea da informação e comunicação, podendo funcionar como fator deflagrador de democratização do conhecimento e inserção social, a medida que atualiza e diversifica as visões de mundo, da ciência , da tecnologia e acerca do próprio ato educativo. A partir de uma sala de aula plugada na rede na internet, novas oportunidades podem se geradas, viabilizando o acesso, o manejo e o domínio dessas ferramentas e saberes, até então ao alcance de uns poucos privilegiados.
A Informática como suporte pedagógico proporciona, por outro lado, um apoio tecnológico as tarefas de ensino-aprendizagem com um leque de possibilidades até então imaginável, agregando recursos que vem, comprovadamente, interferir positivamente no rendimento escolar dos alunos e na atualização docente. Da parte dos alunos, a prontidão é imediata, sujeitos nascidos num contexto em que a imagem e a informação são dominantes. Ver adulto pedindo ajuda a crianças para manejar um computador é hoje uma cena comum. Em se tratando dos professores, existe uma maioria que supera a resistência inicial, a falta de tempo ou de oportunidade para poder adentrar nesse campo do conhecimento.
Há, todavia, um ponto que talvez seja o mais revolucionário em termos da utilização dos recursos LIE: a perspectiva de crianças e adolescentes poderem vivenciar, desde cedo sua condição de sujeito do conhecimento. Diante do computador e sob a orientação do professor, o aluno pode manejar diretamente as informações, é participante ativo, seu interesse se mantém na medida em que vai fazendo as próprias sínteses, de acordo com o seu ritmo, elevando sua capacidade de elaboração em superação sucessiva. O que até então tem sido um principio proclamado repetitivamente pela pedagogia, com o recurso da Informática educativa passa a torna-se possível o alcance de professores e alunos. A condição inicial para que tal mudança aconteça é que todo o potencial seja conhecido e de domínio do professor, para que possa dele lançar mão em beneficio da aprendizagem de seus alunos. Assim, nosso ponto de partida encontra-se fundamentado, em primeiro lugar, na própria missão da escola. Dentro dessa missão teremos a responsabilidade de repassar os cuidados que devemos ter em usar essa ferramenta no nosso dia a dia, o uso da internet com responsabilidade, cautela e cuidado. Tarefa a ser dada em primeiro lugar, para professores, funcionários e alunos, até mesmo antes de todas as atividades a serem trabalhadas no nosso LIE.

OBJETIVOS

GERAL

Implementar o funcionamento do Laboratório de Informática Educativa - LIE da escola enquanto equipamento e ferramenta contemporânea de acesso a tecnologia de informação e comunicação, sensibilizando e incentivando professores e alunos a dele se utilizarem como suporte pedagógico, e assim desenvolver ações que incentivem a leitura escrita.

ESPECÍFICO

Ø  Iniciar alunos e professores no conhecimento, manejo e cuidados das tecnologias da informação e comunicação.
Ø  Proporcionar uma renovação/mudança nos métodos de ensinar e aprender, onde o aluno assume sua condição de sujeito do conhecimento e o professor se qualifica como orientador e facilitador da construção do conhecimento.
Ø  Auxiliar professores nas atividades cotidianas de sala de aula, inclusive de leitura e escrita.
Ø  Proporcionar capacidades múltiplas ao aluno, facilitando para que os indivíduos possam trilhar na busca de seu próprio desenvolvimento.


 META

Período
Objetivos específicos
Ações

Janeiro
e
Fevereiro

-        Apresentar plano de ação do LIE aos professores;
-        Estimular os professores a elaborar projetos para o LIE;
-        Intensificar o uso do LIE pelos alunos.
-        Trabalhar formatação de trabalhos escolares com os alunos da II fase.
-        Utilizar o LIE como extensão da sala de aula.
-        Apresentar um mini planetário online
-        Estabelecer agenda para uso do LIE, incluindo horário para professores.
-        Conhecendo o computador
-        Projeto do Carnaval - II fase: pesquisas no LIE sobre o surgimento do carnaval; I fase: vídeos referentes ao carnaval.
-        Aula teórica e prática sobre formatação de trabalhos escolares de acordo com as normas da ABNT.
-        Projeto Um olhar no Universo, com apresentação de vídeos sobre a criação do universo com imagens em 3D.
-        Fornecer subsídios em Informática Educativa aos professores para que possa utilizar o LIE como recurso didático em seu cotidiano escolar.

Março
-        Desenvolver projetos interdisciplinares no LIE
-        Incentivar o uso do LIE na Educação Inclusiva
-        Utilizar o LIE como extensão da sala de aula.
-        Apresentação do Projeto Jornal Escolar – LIE em ação.
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular
-        Gráfico através da planilha de Cálculo
-        Projeto Palavras que Florescem:  Leitura  e escrita no computador  de contos, causos e poesias.
-        Criar um jornal escolar
-        Criar um Blog para divulgação dos trabalhos e projetos realizados no LIE, assim como, publicação da versão online do Jornal Escola LIE em Ação.
-        Criação de uma página do LIE na rede social Facebook.
-        Concurso de charge para publicação no Jornal Escolar
-        Planejar com os professores as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas no LIE (solicitação de atividades) dando sempre a importância da leitura e escrita;
-        Acompanhar os alunos e, seus trabalhos e pesquisas individuais, de acordo com a disponibilidade do LIE;

Abril
-        Utilizar o LIE como extensão da sala de aula
-        Conscientizar sobre a importância do uso da tecnologia de maneira responsável
-        Formas e sólidos geométricos
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular
-        Vídeos e pesquisas sobre os indígenas.
-        Vídeos no YouTube referente a Causos
-        Internet - Colorir on-line referente ao dia do índiosite http://contos-e-lendas.colorir.com/indios-e-vaqueiros/pequeno-indio-1166 www.atividadeseducativas.com.br e www.aprenderelegal.com.br
-        Concurso de tirinhas para publicação no Jornal Escolar.
-        Edição e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-        Aplicação de avaliação online

Maio
-        Trabalhar datas comemorativas
-        Planejar aulas com recursos Tecnológicos
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular


-        Projeto aniversário da cidade - Pesquisas sobre a história de Indiara;
-        Colori online referente as profissões - http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-pessoas-e-oficios-para-colorir-e-imprimir.html
-        A importação da pontuação no editor de texto (Write)
-        Pesquisa de Poesias sobre a mãe;
-        Slide e vídeos feito pelos alunos em homenagem as mães
-        Causos e Poesias ( Chico Bento emO causo do Burricoe Joaninha) Youtube;
-        Pesquisas sobre poesias, contos e causos
-        Crônicas fábulas e Anedotas-pesquisas na internet (sitededicas.uol.com.br)
-        Gêneros Textuais –  pesquisas internet
Junho
-        Trabalhar datas comemorativas
-        Incentivar o cuidado ao meio Ambiente, a ética e cidadania
-        Incentivar o uso do LIE na Educação Inclusiva
-        As quatro operações
-        Coordenação Motora e Alfabetização
-        Identificar as bandeiras dos países que participarão da copa do mundo
-        Realizar de uma mostra tecnológica no ambiente escolar;
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular.
-        Sitededicas.uol Fábulas
-        Vídeos sobre a festa Junina;
-        Pesquisas sobre o ínicio da festa Junina
http://www.superkid.com.br/bonde/sabia/festa_junina.php?PHPSESSID=7f3736f03b56b68e94e7b26ad4f49731-Colorir on-line referente a festa (salvar a imagem de http://www.desenhoscolorir.net/desenhos/pintar-festa-junina e alterar no Kolourpaint
        - Lixo e o meio ambientepesquisa e Hipertexto-site www.atividadeseducativas.com.br e www.aprenderelegal.com.br
-http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=geografia e no ambiente linux;
-        Edição e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-        Avaliação online.
agosto
-        Estimular a valorização do Folclore
-        Incentivar os alunos a montar pequenos filmes com imagens da região
-        Coordenação Motora e Alfabetização;
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular.
-        Desenvolver um projeto sobre a cultura regional.
-        Postar no Blog e Página do LIE comidas típicas regionais e imagens da região
-        Poesias ou letras de música sobre os pais.
-        Publicação de edição extra do Jornal com tema principal o Folclore
Setembro
-        Reconhecer a importância do meio- ambiente;
-        Comemorar 7 de setembro;
-        Produzir vídeos a partir de fotos utilizando o Movie Maker.
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular.


-        Pesquisa sobre: diversos tipos de animais, canaviais, reciclagem e solos.
-        Capacitar professores na utilização do laboratório;
-        Produzir vídeos a partir de fotos, imagens com massinha de modelar ou desenhos utilizando o Movie Maker.
-        Pesquisas sobre o dia 7 de setembro
-        Situações Problemas (criar e resolver), através do write ou Calc
-        Jogo da forca no ambiente Linux e site http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html, Kidleitura-http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php
-        Edição e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-        Avaliação online.
Outubro
-        Comemorar a semana da criança
-        Identificar aspectos do meio ambiente em um todo, água poluição preservação e etc.
-        Resolver problemas com as quatro operações e  interpretar gráficos e tabelas
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular.

-        Programas educacionais do ambiente Linux
-        Vídeos da Kika e http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related site: www.atividadeseducativas.com.br e www.aprenderelegal.com.br e no ambiente linux tais como planilha eletrônica e Tuxmath
novembro
-        Reconhecer os mapa do Brasil e suas regiões
-        Interpretar o hino da bandeira e produzir um texto dissertativo digitado no ambiente Linux.
-        Desenvolver o raciono lógico: Adição, subtração, multiplicação e divisão;
-        Conscientizar sobre a raça negra (Escravatura) e Proclamação da República
-        Realizar de uma mostra tecnológica no ambiente escolar;
-        Trabalhar conteúdos da grade curricular.
-        Ambiente LinuxGeografia e nos sites www.atividadeseducativas.com.br e www.colorirgratis.com.br
-        Mapagoogle maps
-        Ambiente Linux ou Youtube
-        Tabuada do Dino  e o site www.atividadeseducativs.com.br
-        Vídeos disponíveis da TV escola sobre a Proclamação da República e escravatura
-        Edição e impressão do Jornal Escolar LIE em Ação
-        Avaliação online.
Dezembro
-        Reconhecer a importância da família.
-        Produzir textos com coerência
-        Incentivar o uso do LIE para dinamização das aulas
-        Identificar símbolos natalinos e seus significados.
-        Vídeos e palestras sobre as diferentes formações da família
-        Desenvolvimento do Projeto Semana da Família
-        Hipertexto: Produção de textoWrite
-        Textos de reflexões e vídeos sobre a família;
-        www.aprenderelegal.com.br
-        Utilizar data show na escola para fazer uma mostra de todas as atividades do LIE realizadas ao longo do ano.


METODOLOGIA

            Para obter a concretização do plano de ação anual traçado pretende-se a partir das ferramentas as quais se dispõe no LIE, com o uso do computador utilizando seus recursos tais como editor de texto, planilha eletrônica, jogos educativos instalados, editores gráficos e a internet, e ainda com o uso da televisão, o som, data show, vídeo, ou seja, todas as TICs que a escola oferece.
O trabalho no LIE será desenvolvido, inicialmente, voltado sistematicamente para o desenvolvimento de atividades que envolvem e conquistem os professores para a proposta da Informática Educativa, tornando-os usuários dessa tecnologia privilegiada de que agora podem lançar mão para incrementar o processo ensino-aprendizagem.
Num primeiro momento, portanto, a metodologia será focada no professor e no aluno, cada professor e cada aluno assumindo o comando e tornarem-se usuários, com autonomia no manejo da tecnologia. Pois somente assim poderão utilizá-la com a desenvoltura de quem não apenas do computador e explorando os usos dos programas, com o objetivo reproduz, mas também se torna proponente.
Num segundo momento, serão elaboradas e desenvolvidas ações de incentivo a leitura e escrita (atividades, jogos, projetos, oficinas) elevando o nível de aprendizagem dos alunos. 


RECURSOS

EQUIPAMENTOS PARA USO PEDAGÓGICO

EQUIPAMENTO
QUANTIDADE
ESTADO
Computadores
17
Funcionando 14
Impressoras
00
     -
Scanner
00
     -
Caixas de som
02
Funcionando
Televisor
02
Funcionando
DVD
02
Funcionando
Antena parabólica
00
     -
Aparelho de som
01
Funcionando
Rádio Escola
00
     -
Microfone
01
Funcionando
Máquina Digital
01
Funcionando
Data show
01
Funcionando
Equipamento de som profissional
01
Funcionando

DEMAIS RECURSOS

            Não existem outros recursos além dos mencionados


 NÍVEL DE ACESSO AOS EQUIPAMENTOS

            Todos os recursos são utilizados periodicamente.


 MANUTENÇÃO

            A manutenção dos equipamentos acontece sempre que necessidade.


PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO LIE

Rosimeiry Ribeiro de Souza - professora da Escola, com jornada de 40 horas semanais, nos turnos, matutino e vespertino, Pedagoga, graduada pela Faculdade Montes Belos - FMB de São Luís de Montes Belos Goiás.


AVALIAÇÃO

            As atividades serão coordenadas de forma coletiva com toda a equipe de professores para que assim estes possam avaliar o conjunto dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A participação, o resultado das pesquisas e o interesse despertado pelos alunos também farão parte da avaliação, assim como a análise diária do crescimento do grupo e da realização das metas estabelecidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Ao fazer uma análise detalhada da escola cuja síntese tão bem demonstra que a mesma não dispõe de grandes recursos, mas é preciso ressaltar a harmonia em que a escola está estruturada as TICs vem sendo utilizadas regularmente e uma reflexão conjunta para se chegar ao resultado esperado.
            Pressupõe-se então que a escola está dentro do nível esperando principalmente pelo fato do LIE ser algonovo, mas que caminha a passos largos para obtenção das expectativas  que é em primeiro lugar, diagnosticar as condições em que a escola está inserida e planejar de acordo com o contexto da escola.

OBS.: Os projetos aqui mencionados podem sofrer alterações.

REFERÊNCIAS

            Este projeto foi baseado em modelos enviados pelo NTE e nos sites mencionados nos mesmo tais como:
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://www.aprenderlegal.com.br
http://sitededicasuol.com.br

letra.com> (http://projetoinfo.blogspot.com/2007/06/roteiro-para-elaborao-de-projetos.html)

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