segunda-feira, 17 de março de 2014

PROJETO PÁSCOA: Valores que fazem toda a diferença

SUGESTÃO DE TRABALHO PARA A PÁSCOA.



PROJETO PÁSCOA: Valores que fazem toda a diferença
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-_Rnoi3iFAlt3Cs4PNlbpkdyLbOYdDx6AA0GPGCufA_aP7dzMNw























Indiara, 14 de março de 2014


IDENTIFICAÇÃO


CLIENTELA: Alunos do 1º e 2º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental

DURAÇÃO: Uma semana

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Coordenação Pedagógica e demais professores


APRESENTAÇÃO

Este projeto visa promover a interação entre a comunidade e a escola, bem como, a socialização entre as crianças mostrando o verdadeiro significado de comemorar esta data. Conhecer o sentido da Páscoa é fundamental na comemoração ao lado da família e amigos.
            Por ser uma data que está presente em nosso cotidiano é preciso explorar para que as crianças adquiram novos conhecimentos em relação à Páscoa que é uma data importante para se trabalhar, pois a criança tem em sua mente uma ideia contrária a referida data e não deve ser explicada somente com a visão de um coelhinho e um ovo de Páscoa no painel da escola. É importante que o professor pesquise e transmite para o aluno o verdadeiro significado da páscoa.


JUSTIFICATIVA

             Durante os dias de _____ a _____/03/2014 a Escola estará trabalhando o “PROJETO PÁSCOA: Valores que fazem toda a diferença” onde será abordado o verdadeiro sentido da Páscoa que traz uma proposta de transformação constante em nossa vida.
Apesar do tema ser propicio para um momento de reconstrução interior, de reflexão de formação de caráter e de personalidade voltada para a Justiça, a Verdade, o Amor, a Fraternidade e todos os valores humanos que permeiam a nossa vida a partir do cristianismo, não se pode negar a influência social dos meios de comunicação, principalmente, no incentivo ao “consumismo” que já faz parte da cultura contemporânea, é inerente aos costumes de nossa época.
Sendo assim, buscando o equilíbrio entre consumo e cultura, torna-se necessário a junção desses valores, culturais, sociais, religiosos, históricos considerando os símbolos da páscoa com significados, dentre eles o CHOCOLATE.
Apesar da busca por realizar um trabalho de qualidade, considerando todas as áreas da formação do sujeito (intelectuais, cognitivas, sociais, culturais e etc) indo além das paredes da escola optamos pela metodologia de trabalho por projetos que nos remete a ideia de liberdade, de criatividade, que admite modificações no processo de aprendizagem. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
A elaboração de projetos é, por excelência, a forma de organização didática mais adequada para se trabalhar com este eixo, devido à natureza e a diversidade dos conteúdos, que ele oferece e também seu caráter interdisciplinar. (R.C.N., vol.3, p.201,1998)
Com esta metodologia o educador ao trabalhar esta data que é tão importante com os alunos, pode aproveitar para buscar referências cristãs como: textos, imagens, atividades, painéis, símbolos, etc., sempre respeitando os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos das crianças e suas famílias sem empobrecer o trabalho pedagógico e trabalhar de forma interdisciplinar com inúmeros conteúdos nas diferentes disciplinas, pois se trabalhado com embasamento teórico, amplia-se o conhecimento do alunado e favorece o ensino-aprendizagem. Segundo Vygotsky:
(...) o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados esses processos torna-se parte das aquisições do desenvolvimento independente das crianças (Vygotsky, 1984, p. 101).
Portanto, o trabalho deve ser contextualizado para que possamos ampliar os conhecimentos de nossos alunos. Devemos instigar nossos alunos a refletir, entender, buscar significados, criar, fazer relações, enfim, fazer com que essa data não seja mera obrigação na escola ou ainda época onde os lojistas fazem a festa e comemoram as boas vendas dos ovos de chocolates e bombons.
A Páscoa é momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.



 “Só conheceremos os efeitos de nossos atos se formos capazes de realizá-los.”


OBJETIVO GERAL

            Adquirir novos conhecimentos a respeito da festividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Conhecer e compreender o significado da Páscoa;
ü Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
ü Estimular a comemoração da Páscoa;
ü Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
ü Possibilitar a interação na prática educativa do estudo e da cooperação uns com os outros;

ü Diferenciar o sentido espiritual do comercial (consumismo);

ü Explorar a imaginação e a criatividade;

ü Conhecer os valores.


METODOLOGIA

*Apresentar o projeto e explicar como será desenvolvido na sala;
*Aula expositiva e explicativa;
*Uso de textos e esquemas de explicação no quadro;
*Cruzadinha;
*Histórias em quadrinhos;
*Pesquisa no LIE;
*Filmes relacionados aos conteúdos;
*Relatórios de filmes;
*Produções de textos;
*Colagens diversas;
*Jogo “Coelhinho sai da Toca”;
*Explorar oralmente o animal – coelho (como ele vive, do que se alimenta, a cor de seu pelo, de seus olhos, etc.);
*Aplicação de atividades para fixar o que foi explicado;
*Músicas;
*Histórias contadas.


  
RECURSOS E ORÇAMENTO

·         Lápis de cor
·         Giz de cera
·         Tinta guache
·         Revistas
·         Livros
·         Cola
·         Tesoura
·         Papéis (diversos)
·         Cartazes
·         Pincel atômico
·         e.v.a
·         TNT
·         Gliter
·         Câmera fotográfica
·         Aparelhos de som
·         Data show
·         Lastex
·         Olhos plásticos
·         Microfone
·         Chocolates
·         Formas para ovos de páscoa
·         Papel alumínio
·         Papel para embalagem dos ovos
·         Fita adesiva


CULMINÂNCIA

·         Apresentação dos Símbolos da Páscoa;
·         Apresentação de música coreografada relacionada ao tema;
·         Poemas;
·         Jogral;
·         Bingo de uma cesta de chocolate.
·         Venda de caldos e Refrigerantes
·         Palestra sobre o Significado da Páscoa com a Pastora da Assembleia de Deus Ministério da Família.



  
AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo, através da realização das atividades propostas no decorrer do projeto, bem como a realização das mesmas pelos educadores juntamente com os alunos.
Os alunos serão avaliados diariamente através de registros do desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento de cada etapa do projeto, será observado o interesse e pontualidade na realização das atividades propostas.




“Celebrar a páscoa é compreender a nossa própria capacidade de transformação, de mudança, de renovação, de recomeço... Acreditando que DEUS é o senhor da nossa existência”. 
Rosimeiry Ribeiro
CRONOGRAMA

ATIVIDADES
PERÍODO
Elaboração do projeto
14/03/2014
Busca de parcerias
15 a 26/03/2014
Apresentação do projeto para os professores
17/03/2014
Escolha da lembrancinha a ser confeccionada
17/03
Confecção das lembrancinhas
17?03 a 14/04/2014
Execução do projeto
De 19/03 a 16/04/2014
Encerramento do projeto (Apresentação das turmas – teatro, música, coreografias, palestra, bingo e etc)
16/04
Avaliação do projeto (relatório)
23/04


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

MACHADO, N. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em aberto. Brasília, DF Vol. 10, n. 69 (jan./ mar. 1996).
PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Ministério da Educação – Ensino Fundamental e Educação Infantil. Secretaria de Educação.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Um comentário:

  1. Why the casino should not run at full capacity - Dr.Cd
    It 용인 출장샵 is 아산 출장안마 the responsibility 안양 출장안마 of the casino chain, not the casino owner. 동해 출장샵 The casino operator has no control 김해 출장마사지 over the operation of its gaming floors.

    ResponderExcluir