sexta-feira, 14 de março de 2014

PROJETO JORNAL ESCOLAR - Jornal "LIE em Ação"

ESCOLA MUNICIPAL ELIZABETH BARDHOT D. ALMEIDA


PROJETO - JORNAL ESCOLAR
Jornal "LIE em Ação"



"A informática contribuindo com o enriquecimento do processo educacional"
Prof.ª Rosimeiry Ribeiro
Informática Educativa


INDIARA
FEVEREIRO/2014
1- APRESENTAÇÃO
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido considerando a necessidade de fazer uma interação entre as disciplinas, seus professores e os alunos; de colocar em ação o Laboratório de Informática; incentivar o hábito da leitura; explorar questões culturais e os temas transversais, envolvendo os setores e os segmentos da comunidade escolar, tendo o Jornal Escolar e o Blog LIE em Ação como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.
2 - PROFESSORA RESPONSÁVEL
Rosimeiry Ribeiro de Souza (Dinamizadora do LIE)
3 - PÚBLICO-ALVO
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e comunidade escolar.
4 - DURAÇÃO
Ano letivo de 2014, sendo que o jornal terá a periodicidade bimestral.
5- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas
6- JUSTIFICATIVA
          A tecnologia vem conquistando muita influência na sociedade através dos seus vários instrumentos de mídias, ela é responsável pelo grande volume de informações que são lançadas pelo mundo a todo instante. Hoje existem muitas formas de comunicação, de expor ideias e experiências, as mais antigas como o jornal, trabalham junto com as novidades tecnológicas, como os blogs.
Na nova escola, agora informatizada, é preciso diversificar a forma de ensinar, utilizando as novas mídias como ferramentas que auxiliam na aprendizagem do aluno e contribuem com a inclusão digital. A acessibilidade proporcionada pela internet permite que os alunos busquem novas informações, pesquisem e publiquem suas descobertas, expondo novas ideias e expressando sua opinião, assim usando o computador como recurso pedagógico que auxilia na produção do conhecimento. 
Expor os trabalhos dos alunos é uma forma de motiva-lo a produzir, porque ele sente que sua produção será valorizada. O projeto do Jornal na Escola visa envolver os alunos em pesquisas e entrevistas para coleta de informações, pretende criar um ambiente na sala informatizada em que eles se sintam produtores do jornal, editores, redatores, ou seja, verdadeiros jornalistas.
           A participação do aluno na produção do jornal além de desenvolver a habilidade no uso da informática, também pretende motivar o aluno a: pesquisar, ler, interpretar, sugerir, criticar, escrever, produzir e corrigir. E assim almejar bons resultados no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
O projeto Jornal na Escola é um trabalho interdisciplinar, que visa abordar temas transversais e divulgar as atividades pedagógicas realizadas na escola, envolvendo os alunos  na produção do jornal, a fim de desenvolver suas habilidades com as ferramentas da informática e em  diferentes áreas do conhecimento, assim contribuindo para o enriquecimento do processo educacional, tendo como resultado a produção do jornal impresso e a publicação virtual no blog da escola.
7 – OBJETIVO GERAL
Produzir o jornal na escola, aplicando os conhecimentos de informática de forma interdisciplinar, abordando temas transversais e publicando as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de desenvolver as habilidades do aluno e contribuindo para o enriquecimento do processo educacional.
8 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Utilizar a informática na educação de forma interdisciplinar.
·         Desenvolver a habilidade com as ferramentas de produtividade do computador.
·         Utilizar o editor de texto para a escrever, editar e fazer a correção.
·         Aprender a explorar a internet para a pesquisa e a publicação. 
·         Utilizar diferentes tecnologias e mídias para registrar imagens e vídeos. 
·         Estimular a produção textual e a prática de leitura.
·         Adquirir maior facilidade para escrever e expressar-se.
·         Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno.
·         Despertar a criatividade, a produção artística e cultural.
·         Publicar os trabalhos pedagógicos realizados na escola.
·         Abordando temas transversais.
·         Viabilizar o jornal como recurso didático para todas as disciplinas curriculares.
9 – METODOLOGIA
Serão apresentados aos alunos vários tipos de jornais para que eles explorem a estrutura das matérias e apresentação das páginas. Os alunos realizarão estudo de campo, irão visitar a produção de um jornal local e conhecer o trabalho dos profissionais.
A primeira etapa da produção do jornal na escola é definir os temas transversais que serão abordados e distribuir  um tema para cada turma. Em seguida os alunos irão pesquisar os temas em livros, jornais e na internet.
O próximo passo são as entrevistas para coleta de dados e o registro de imagens e vídeos. Logo após no laboratório de informática começa a digitação, correção e formatação dos textos. Por fim as matérias serão publicadas no blog e irão para a impressão do jornal. Os jornais impressos serão lidos e trabalhados em sala de aula.
10 - AÇÕES
·         Apresentar diferentes tipos de jornais.
·         Estudo de campo, conhecer a produção de um jornal local.
·         Organização das seções do jornal
·         Seleção e organização do material
·         Definição das colunas e matérias que serão publicadas.
·         Distribuição de atividades.
·         Coleta de dados para a produção das matérias.
·         Adquirir informações através de visitas, pesquisa e entrevista.
·         Orientação dos professores na criação de textos, artigos, charges, passatempos, etc., pelos alunos.
·         Pesquisar na internet.
·         Escrever as reportagens, digitação e formatação do texto.
·         Revisão e edição das matérias.
·         Publicação da edição impressa.
·         Publicação da matéria no blog.
11- SUPORTE DE PUBLICAÇÃO
Impresso e on-line
12 - RESULTADOS ESPERADOS
Produção e publicação de uma edição de jornal na escola, contendo matérias sobre as atividades pedagógicas realizadas na escola, abordando temas transversais.
13 - RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·         Papel almaço duplo para que sejam montados os textos.
·         Papel sulfite
·         Lápis
·         Caneta hidrocor
·         Computador
·         Programa de editor de texto e de desenho
·         Internet
·         impressora para digitação e impressão dos textos
·         Lápis de cor
·         Painel para exposição dos jornais produzidos pelos alunos.
·         Câmera fotográfica digital
·         Pen drive
·         Fita adesiva
14  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados:
·         Na participação em todas as etapas do projeto;
·         Na frequência das reuniões para discussões do projeto;
·         Na responsabilidade e pontualidade;
·         Na coerência e criatividade de seus textos;
·         Na divulgação do jornal;
·         No produto final do projeto, que é a impressão e distribuição do jornal.

15 REFERÊNCIAS:
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 1994.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma
nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1992
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo4/metodologia_certific
ado.html

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